terça-feira, 10 de maio de 2016

Participe do 5º Salão do Livro

Participe do 5º Salão do Livro

Salão do Livro de Guarulhos: momento de prestar merecidas homenagens
Entre os dias 16 e 25 de maio, a cidade de Guarulhos promove um dos maiores eventos literários da Grande São Paulo, o 5ª Salão do Livro de Guarulhos – Cidade Amiga da Leitura, que neste ano, acontece no Adamastor Centro [Av. Monteiro Lobato, 734. Macedo].
Nesta edição, o Salão do Livro faz uma justa homenagem aos autores João Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Carolina Maria de Jesus e Eva Furnari, nomes renomados da literatura brasileira, que representam um marco estrutural na produção literária nacional, valorizando tessituras linguísticas, que rompem com a linguagem formal, ampliando o diálogo com seus interlocutores.
No legado literário do escritor João Guimarães Rosa se destaca um trabalho minucioso com a linguagem, carregada de regionalismos. Influenciado pela linguagem popular, o autor inventava palavras, brincando de recriar realidades, em que verdade e ficção se misturam de modo fascinante, como em seu belíssimo romance Grande Sertão: Veredas.
No campo da poesia, Manoel de Barros também exerce o poder de criação, por meio do discurso poético, virando os sentidos de seus leitores pelo avesso, transformando a ordem dos elementos da natureza. Utilizando a metalinguagem, Barros compõe seus poemas com versos curtos, fazendo fluir o seu discurso lírico de forma singela e direta.
A sua amizade com Guimarães Rosa nos mostra que do romance de um à poesia do outro, sua obra pode ser lida em vários níveis, com pontos de leitura que convergem e nos levam aos limites da reinvenção das palavras.
Se por um lado a obra de Guimarães Rosa avança no sentido de revolucionar a forma a ponto de recriar a língua, por outro é Carolina Maria de Jesus quem dá o tom de empoderamento linguístico. Carolina escreveu poemas, histórias curtas e diários que demonstram na tessitura de sua linguagem, as múltiplas facetas do cotidiano da mulher, negra, pobre, catadora de papel, moradora da favela, que se descobre escritora.
Eva Funari projeta o lúdico como estilo, encantando crianças e adultos com uma suas figuras de linguagem e uma certa dose de bom humor. Sua vasta obra, de criatividade singular, a faz receber de muito bom grado, a referida homenagem, que dizem muitos, deve ser feita em vida.
Nas últimas quatro edições, o Salão do Livro recebeu mais de 600 mil visitantes e também trouxe à cidade de Guarulhos importantes nomes da literatura nacional e estrangeira, como: Ariano Suassuna, Fabrício Carpinejar, Abdulai Silá, Arnaldo Antunes, Talita Rebouças, Emir Sader, Frei Betto, Gabriel o Pensador, Inês Pedrosa, Lobão, Marcelo Rubens Paiva, Olgária Matos e Tony Bellotto, entre outros.
Este ano, o evento conta ainda com cerca de 60 editoras convidadas que além dos esperados lançamentos também irão expor grandes obras literárias do Brasil e do mundo, compreendendo o público, infantil, infanto-juvenil e adulto de editoras como, Brinque Book, Moderna, Rocco, Cortez, Melhoramentos, entre outras.
Os professores da Rede Municipal receberão o CrediLivro no valor de R$ 150,00. Cerca de 30 mil alunos da Rede Municipal são esperados durante os 10 dias de realização do evento, e participarão de oficinas, atividades com autores, contação de histórias e apresentações teatrais, que acontecem tanto no Adamastor Centro, como nos 10 CEUs da cidade.
O 5º Salão do Livro – Cidade Amiga da leitura é um evento aberto a pessoas de todas as idades e a entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tirinhas Humorísticas

No projeto Educa Mais a turma do 5° Ano A, a partir dos estudos de textos de humor e ironia, desenvolveram tirinhas de HQ humorística. Vej...